Aguarde um momento...

Um novo joelho – Retornando a uma vida ativa

19 de março de 2019
novo-joelho.jpg

Entendendo a Artrose e a Cirurgia de Prótese de Joelho

Quando uma articulação fica seriamente danificada, muitos aspectos da vida de uma pessoa passam a ser afetados. É muito comum que numa fase inicial os pacientes não se incomodem com os sintomas da Artrose (Osteoartrose). Porém, na medida em que a doença progride, atividades como andar, permanecer longos períodos em pé, ou mesmo dirigir, se tornam dolorosas e extremamente difíceis de serem realizadas.

Nesta situação em que nenhum tratamento melhora os sintomas e que a qualidade de vida fica extremamente comprometida, o tratamento cirúrgico acaba sendo uma das melhores e muitas vezes a única alternativa.

Aqui você vai encontrar algumas informações básicas que te ajudarão a entender o que é uma articulação normal, como a artrose evolui e os benefícios de uma cirurgia de Reconstrução Articular.

A Artroplastia do Joelho, que é o nome que damos à cirurgia onde uma Prótese de Joelho é implantada, é um procedimento com altos índices de sucesso quando realizada por um especialista e com indicação precisa. É claro que optar por realizar uma cirurgia é sempre uma decisão difícil! Contudo, esteja certo de que este evento do seu processo de recuperação é um procedimento bastante comum e rotineiro, realizado pelos médicos no mundo há aproximadamente 40 anos.

Obviamente, as informações aqui expostas tem apenas um propósito educacional e não tem a pretensão de substituir as orientações específicas e especializadas do cirurgião ortopédico. A ele devem ser dirigidas todas as dúvidas e questionamentos que eventualmente você venha a ter.

O joelho

O joelho é uma articulação conjunta formada pela tíbia(osso da perna), fêmur (osso da coxa) e patela (rótula). As extremidades dos ossos na articulação são recobertas por cartilagem, um tecido de lubrificação resistente que ajuda a amortecer o atrito dos ossos durante o movimento.

A osteoartrite é uma condição degenerativa que afeta a cartilagem articular e que se desenvolve ao longo de anos de movimento constante e de pressão nas articulações. Como a cartilagem se desgasta, a articulação torna-se cada vez maior dolorosa e difícil de mover.

Prótese total do joelho

A cirurgia de Reconstrução Articular (Prótese Total do Joelho) envolve a remoção da cartilagem doente e a reconstrução da Junta com implantes ortopédicos. Durante a cirurgia, a articulação é exposta por uma incisão feita longitudinalmente no centro ou na lateral do joelho.

As extremidades ósseas danificadas são refeitas com componentes projetados para recriar os contornos naturais dos ossos em um joelho saudável. Os implantes de metal e polietileno (plástico) permitem que os ossos deslizem suavemente, em efeito similar ao da cartilagem natural. A operação é feita sob anestesia.
A duração da cirurgia será de aproximadamente uma hora e meia. Os cuidados pré e pós-operatórios podem adicionar de duas a três horas até o retorno ao quarto de hospital. Dependendo da condição clínica do paciente, pode ser necessário um período de observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Complicações

Embora raras, algumas complicações podem ocorrer durante ou após a cirurgia. Estes eventos incluem infecções, coágulos sanguíneos, quebra do implante, desalinhamento e desgaste prematuro. Ainda que a cirurgia de implante de prótese seja extremamente bem sucedida na maioria dos casos, alguns pacientes ainda experimentam dor e rigidez da articulação.
Nenhum implante vai durar para sempre e fatores como atividades e peso pós-cirúrgico do paciente podem afetar a longevidade do implante. Certifique-se de discutir estes e outros riscos com seu cirurgião.
Há muitas coisas que o médico pode fazer para minimizar o risco de complicações. Seu cirurgião pode pedir que você consulte médicos de outras especialidades antes da cirurgia, para obter laudos sobre as suas condições gerais de saúde. Pode ser necessário que você conclua ou interrompa um tratamento dentário antes do procedimento, a fim de evitar risco de infecção pós operatória.

Orientações sobre como preparar o ambiente da sua casa para a fase de recuperação após a cirurgia, ajudam a evitar quedas e acidentes.

Depois da cirurgia

Após a cirurgia, você receberá medicações para a dor controle da dor e logo começar com a fisioterapia. É importante começar a movimentar o seu quadril novo, logo que possível após a cirurgia para promover o fluxo de sangue, recuperar o movimento e para acelerar o processo de recuperação.

Você provavelmente estará fora da cama e caminhará com muletas ou andador nas primeiras 24 horas após a operação, e será orientado sobre como subir e descer escadas com segurança, como sentar da maneira correta, e como cuidar de seu quadril quando voltar para casa. É uma boa ideia contar com a ajuda de amigos ou familiares no seu retorno ao lar.
Antes de sair do hospital, o fisioterapeuta irá mostrar uma variedade de exercícios destinados a ajudá-lo a recuperar a mobilidade e força em seu quadril, para que você seja capaz de realizar esses exercícios em casa.
A maioria das pessoas está pronta para ir para casa entre três a cinco dias após a cirurgia, mantendo a fisioterapia supervisionada no próprio lar ou em alguma clínica. Quando em casa, é importante continuar com seus exercícios conforme as instruções médicas.

Por quanto tempo as atividades devem ser suspensas após este procedimento cirúrgico?
Fisioterapia disciplinada, dieta adequada e empenho em seguir todas as recomendações são atitudes que contribuirão para uma recuperação bem sucedida após a cirurgia.

Muitos pacientes são capazes de caminhar sem apoio e dirigir um carro entre três e seis semanas após a cirurgia. Atividades esportivas leves podem ser reintroduzidas após uma avaliação criteriosa do cirurgião. Siga sempre as recomendações do seu médico. O tempo de recuperação vai variar para cada paciente.
Normalmente não será permitida a participação em atividades de alto impacto ou esportes de contato. Tais atividades colocam quantidades extremas de pressão sobre as articulações, o que poderia levar a complicações. Pergunte ao seu médico quais as atividades físicas você deve evitar após a cirurgia.

Será que eu preciso ver meu cirurgião após a cirurgia?

O seu cirurgião definirá um cronograma de acompanhamento para o primeiro ano após a cirurgia, de forma a avaliar o seu progresso. Após, você precisará fazer uma nova visita a cada um ou dois anos, conforme orientação.
Complicações podem ocorrer com implantes. Se o seu cirurgião notar uma mudança nos sintomas, isso pode ajudar a avaliar mais facilmente as alterações que ocorrem com a presença da nova articulação protética.

Resumo

Nossa expectativa é que este texto ajude na compreensão de alguns dos princípios básicos da cirurgia de Prótese Total do Quadril para que você possa tomar a melhor decisão para si mesmo. Milhões de pacientes fizeram esta escolha, o que lhes permitiu retomar as atividades e ter mais qualidade de vida.
Este conteúdo não se destina a substituir a experiência e conselho de um cirurgião ortopédico. Se você ainda tem dúvidas, agende uma consulta conosco!

A Movité é uma clínica especializada em Ortopedia e Medicina Esportiva, que atua com foco na qualidade de vida e na saúde integral de seus pacientes de forma individualizada e personalizada.

Contato

  • contato@movite.com.br
  • Whatsapp: (11) 94503-5124
  • Tel. Fixo 1: (11) 3256-1521
  • Tel. Fixo 2: (11) 3257-1104

Copyright Movite. Todos os direitos reservados. | Responsável Técnico: Dr. Gustavo Rocha Santos – CRM/SP: 100.554