ARTIGOS

Quando ouvimos falar sobre a prática de atividade física, achamos que ir a academia todos os dias previne doenças. O tempo gasto sentado em atividades de lazer como, por exemplo, assistir televisão, tem sido associado ao maior risco de:

 

·         Hipertensão

·         Obesidade

·         Diabetes

·         Síndrome metabólica

·         Doença cardíaca coronária (DCC)

·         Mortalidade, especialmente devido a doenças cardiovasculares.

 

As calorias dos alimentos que não gastamos nas atividades físicas, propiciam o aumento de gordura no corpo. Ou seja, se não cuidarmos da ingestão calórica X prática de exercício, podemos, mesmo praticando atividade física não eliminar essa gordura.

 

A gordura é encontrada ao longo do corpo, concentrando-se ao redor de alguns órgãos, como rins, na camada hipodérmica da pele e na superfície do coração (gordura pericárdica).

 

A gordura não funciona apenas com reserva de alimentos, mas também sustenta e protege vários órgãos, tendo algumas funções importantes em nosso organismo, mas quando em excesso predispõem às doenças citadas a cima.

 

Um estudo recente publicado na Medicine and Science in Sport and Exercise propôs pela primeira vez a correlação independente do acúmulo de gordura corporal, visceral, intramuscular, subcutânea, intratorácica e pericárdica em pessoas ativas e em pessoas que permanecem longos períodos do dia sentadas.

 

O artigo destaca-se por avaliar um grande número de indivíduos diversificados (idade, sexo, raça /étnia).

O estudo demonstrou que:

·         Pessoas que ficam horas sentadas em atividade de lazer foram associadas com o maior índice de gordura pericárdica e intratorácica.

·         Pessoas que pratiquem atividade física foram associadas com menor acúmulo de gordura no pericárdio, intratorácica, visceral, subcutânea e área de gordura intermuscular.

 

Estes resultados sugerem que, a fim de reduzir o risco de doenças, as pessoas devem reduzir o tempo que passam sentadas, além de, logicamente, terem o hábito de ser fisicamente ativas.

 

Um novo aliado para auxiliar o controle de nossas atividades durante o dia e mensurar o comportamento do nosso gasto calórico são as pulseiras de monitoramento de atividades físicas.

 

Os monitores à base de acelerometria indicam o consumo, tendo a capacidade de estimar atividades físicas e gasto de energia e controlar os dados ao longo do tempo em sites da Web ou através de aplicações do telefone celular.

 

Em resumo:

A importância do entendimento do gasto enérgico durante todo o dia se faz necessário, pois 1 hora sentada não será anulada por 1 hora de atividade física.

 

A utilização das novas pulseiras de monitoramento é de fácil uso, custo baixo e irão proporcionar maior precisão para o tipo de atividade e estimativa do gasto de energia na mesma.

 

É importante direcionar a pratica de atividade mediante a sua necessidade física e metabólica.

 

 

Bibliografia

1- Associations of Physical Activity and Sedentary Behavior with Regional Fat Deposition. BRITTA A. LARSEN1, MATTHEW A. ALLISON1, EUGENE KANG1, SARAH SAAD1, GAIL A. LAUGHLIN1, MARIA ROSARIO G. ARANETA1, ELIZABETH BARRETT-CONNOR1, and CHRISTINA L. WASSEL2. 0195-9131/14/4603-0520/0 MEDICINE & SCIENCE IN SPORTS & EXERCISE

2- Accelerometer-Based Physical Activity: Total Volume per Day and Standardized Measures. David R. Bassett1, Richard P. Troiano2, James J. McClain2, and Dana L. Wolff1. Medicine & Science in Sports & Exercise® Published ahead of Print

3- Validity of Consumer-Based Physical Activity Monitors. JUNG-MIN LEE1, YOUNGWON KIM2, and GREGORY J. WELK2. 0195-9131/14/4609-1840/0 MEDICINE & SCIENCE IN SPORTS & EXERCISE

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