Aguarde um momento...

Perda de Peso de Homens x Mulheres durante a atividade Física

26 de novembro de 2014
shutterstock_159016388-1200x803.jpg

Quem nunca ouviu alguma mulher falando da injustiça que Deus fez ao beneficiar os homens durante os exercícios? Que nós perdemos peso mais fácil, mais rápido e em maior quantidade que as mulheres?

Pois bem, um estudo recentemente publicado pela Faculdade de Ciências Médicas de Estocolmo na Suécia, diz que não é assim como dizem.

Foi feita uma revisão sistemática na literatura sobre o assunto e depois de examinarem 1184 estudos, elegeram 21 que se encaixavam nos critérios da pesquisa.

Foi observado que aparentemente os homens têm maior perda de peso e maior perda de gordura corporal quando comparados com as mulheres, no entanto, após fazerem uma análise minuciosa dos dados em questão foi constatado que não era verdade.

Eles levaram em consideração os seguintes atributos:

  • Massa corporal (peso) inicial e final apos a série de exercícios
  • % de massa magra
  • % de massa gorda
  • Energia gasta durante a atividade física

Chegaram a conclusão que para homens e mulheres que estão com peso ideal e uma baixa % de gordura corporal, há pouca evidencia que as mulheres percam menos peso que os homens, quando comparado o mesmo gasto calórico entre ambos.

Quando os participantes estão acima do peso e acima da % de massa gorda ideal, não há diferença entre a perda de peso entre homens e mulheres quando realizam exercícios com o mesmo gasto calórico contradizendo um famoso mecanismo de contenção de perda de gordura que supostamente o processo evolutivo selecionou nas mulheres.

O estudo também viu que para que haja perda de peso é necessário haver um balanço negativo de calorias por meio de exercícios, restrição alimentar (dieta) ou a combinação de ambos. Em resumo, caso você gaste mais calorias que consome durante o dia, vai emagrecer, simples assim!!!!!

Porque então temos essa percepção, de que as mulheres tem uma maior dificuldade de perder peso em relação aos homens?

A explicação está nos parâmetros do gasto calórico, tais como descrevo abaixo:

  • Os Homens são mais pesados que as mulheres, portanto para fazer o mesmo tipo de exercício pelo mesmo período de tempo, gastarão mais calorias e consequentemente perderão mais massa gorda, diminuindo mais a % de gordura corporal.
  • Os Homens, mesmo os sedentários, tem uma maior porcentagem que massa magra (músculos) que as mulheres, isso ajuda na queima calórica durante o dia mesmo após pararem de fazer a atividade física.
  • Quando comparamos um homem e uma mulher com a mesma % de gordura corporal e mesmo peso, não há diferença na perda de peso quando realizam a mesma quantidade de exercícios

Por exemplo:

Um homem com 80 kg que corre por 1 hora na esteira perde cerca de 640 kcal em uma corrida moderada (trote).

Uma mulher de 65 kg correndo por 1 hora na esteira, perde cerca de 520 kcal.

Um quilo de massa gorda (gordura) tem 7.000 kcal portanto o homem precisaria correr 10 horas e 56 minutos na semana e a mulher 13 horas e 28 minutos na semana para perderem o mesmo equivalente em massa de gordura.

Portanto, caso queiram comparar a perda de peso ou porcentagem de gordura  entre homens e mulheres, lembrem que devem comparar dois indivíduos semelhantes em peso, altura e massa gorda.

Infelizmente, de maneira geral, as mulheres tem que fazer mais exercícios que os homens para perderem a mesma coisa em peso e % de gordura, pois precisam se esforçar mais para terem o mesmo gasto calórico que nós.

Bibliografia:

– CAUDWELL, P., C. GIBBONS, G. FINLAYSON, E. NA¨ SLUND, and J. BLUNDELL. Exercise and weight loss: no sex differences in body weight response to exercise. Exerc. Sport Sci. Rev.,  Vol. 42, No. 3, pp. 92Y 101, 2014.

Faça o download do arquivo. Clique aqui.

A Movité é uma clínica especializada em Ortopedia e Medicina Esportiva, que atua com foco na qualidade de vida e na saúde integral de seus pacientes de forma individualizada e personalizada.

Contato

  • contato@movite.com.br
  • Whatsapp: (11) 94503-5124
  • Tel. Fixo 1: (11) 3256-1521
  • Tel. Fixo 2: (11) 3257-1104

Copyright Movite. Todos os direitos reservados. | Responsável Técnico: Dr. Gustavo Rocha Santos – CRM/SP: 100.554