Aguarde um momento...

Artrose Acrômio Clavicular

21 de maio de 2015
Artrose-Acromio-clavicularshutterstock_138878240-min-1-1200x800.jpg

Artrose é o termo genérico usado para relatar o desgaste de uma articulação. Geralmente é causado por uso excessivo do membro afetado ou consequente a uma fratura na articulação que leve a um desgaste precoce da mesma.

A articulação acrômio-clavicular é formada pela extremidade da clavícula com o acrômio e pode ser palpada superficialmente na extremidade superior do ombro.  O seu desgaste geralmente acomete atletas, trabalhadores braçais e praticantes de musculação.

ANATOMIA

Oque é a Articulação Acrômio Clavicular e como ela trabalha?

O ombro é formado por três ossos: a escápula (omoplata), parte superior do úmero (osso do braço) e a clavícula.

A parte da escápula que se articula com a clavícula chamamos de “Acrômio”.  Damos o nome de “Articulação Acrômio Clavicular (AC) “ entre a junção do acrômio com a clavícula.

 

Ligamentos Acrômio Claviculares e Córaco Claviculares

Os ligamentos são tecidos do nosso corpo que conectam um osso a outro osso. Os ligamentos acrômio claviculares estão localizados ao redor da articulação AC.  A  esta  conjunção  de  ligamentos  damos  o  nome  de  capsula articular.  A   capsula articular   é   uma   estrutura   que   além   de   dar   suporte mecânico, contem o líquido sinovial que serve para lubrificar a articulação. Há dois outros ligamentos que dão suporte e mantém a estabilidade ínfero superior da articulação AC, os ligamentos “Córaco Claviculares (CC)”. Eles conectam a clavícula   a   uma   estrutura   óssea   proveniente   da   escápula, o   “Processo Coracóide”.

Causas
A artrose na articulação acrômio clavicular normalmente é causada por um processo inflamatório prolongado que tem como origem a sobrecarga da articulação.  Essa sobrecarga causa um desgaste precoce da articulação que passa a apresentar dor aos movimentos.

Normalmente atletas levantadores de peso e atletas que utilizam o braço em movimentos complexos, tais como natação, voleibol e tênis acabam desenvolvendo   os   sintomas.   Os   trabalhadores   braçais   também   podem desenvolver os mesmos sintomas pelo esforço físico diário sobre a articulação.

SINTOMAS

As principais queixas são dores à palpação da articulação acrômio- clavicular, na parte superior do ombro, dor ao levantar peso acima da linha do ombro, dor ao realizar movimentos de rotação do ombro e dor ao cruzar o braço sobre o tronco durante às atividades físicas ou atividades de vida diária.

Diagnóstico

O diagnóstico é simples e feito através da história contada pelo paciente, do exame físico e de radiografias que comprovem o desgaste da articulação acrômio-clavicular. A Ressonância magnética   também é de grande valia podendo relatar com mais precisão o desgaste articular e mostrar lesões associadas que podem dificultar o diagnóstico preciso.

Tratamento
Há dois tipos de tratamento, o conservador e o cirúrgico.

Tratamento conservador

Inicialmente é indicada fisioterapia localizada e analgesia com anti-inflamatórios até que os sintomas de dor à mobilização do ombro melhorem.

A mudança do treino físico com a adição de exercícios de fortalecimento para o ombro e a retirada dos exercícios que sobrecarregam a articulação também está indicada.

Caso essas medidas iniciais não surtam efeito pode ser realizada uma infiltração com corticoide na articulação, na tentativa de diminuir o processo inflamatório para que os procedimentos iniciais tenham efeito.

Tratamento cirúrgico

Quando as medidas iniciais não surtem efeito, está indicado o tratamento cirúrgico.

O método mais moderno é a realização de uma artoscopia de ombro para a ressecção da articulação acrômio clavicular.

A cirurgia é realizada por duas pequenas incisões de 0,5cm na região do ombro, pelas quais são inseridos instrumentos, que com o auxilio de uma câmera de vídeo, podem excisar a artrose formada na articulação acabando com a fonte de dor.

Após a cirurgia o paciente deverá ficar cerca de 2 a 3 semanas imobilizado com uma tipoia para que haja cicatrização do local operado. Após esse período é iniciado a reabilitação fisioterápica.

Tipóia modelo Velpeau para o ombro

A Movité é uma clínica especializada em Ortopedia e Medicina Esportiva, que atua com foco na qualidade de vida e na saúde integral de seus pacientes de forma individualizada e personalizada.

Contato

  • contato@movite.com.br
  • Whatsapp: (11) 94503-5124
  • Tel. Fixo 1: (11) 3256-1521
  • Tel. Fixo 2: (11) 3257-1104

Copyright Movite. Todos os direitos reservados. | Responsável Técnico: Dr. Gustavo Rocha Santos – CRM/SP: 100.554